Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

20 de março de 2013

Como evitar o aparecimento de traças em casa


Você já encontrou alguma traça em casa?

Elas tem hábitos noturnos, gostam de pó, escondem-se em prateleiras de livros, guarda-roupas, despensas, armários, enfim, onde há umidade, poeira, papéis e mofos.

Veja algumas medidas para se prevenir:
  • Preste atenção ao aparecimento de possíveis pontos de umidade na casa, como vazamentos de encanamentos e tome as medidas necessárias.
  • Evite acumular jornais, livros e revistas velhas em casa, pois estes materiais servem como fonte de alimento para as traças.
  • Procure selar possíveis frestas e ranhuras presentes na estrutura da casa, evitando que as traças se abriguem nestes locais.
  • Procure evitar a entrada de material que possa ter vindo de locais com histórico de infestação por traças, como caixas de papelão de transportadoras e supermercados.  Sem prestar muita atenção você poderá trazer algumas traças de brinde para casa.
  • Limpe periodicamente seus livros e outros materiais que ficam estocados por muito tempo, para evitar que eles passem a servir de alimento para as traças.

Existe também um tipo de traça que ataca as roupas e as únicas formas de se prevenir é manter a casa sempre limpa.
  • Nunca deixe suas roupas e tapetes empilhados, principalmente em locais escuros, por muito tempo. Retire-os de tempos em tempos para serem lavados ou tomarem um banho de sol.
  • Lave as  roupas que estão guardadas por algum tempo e passe com ferro quente. 
  • Passe sempre o aspirador de pó em casa, utilizando o bico adequado para frestas e locais onde sua vassoura não alcança. 

Fazendo isto você aspira os casulos e evita danos de possíveis infestações.
Limpe o aspirador depois de passar em lugares com traças.



Escolha as ervas certas para cada sachê e veja o que usar em cada ambiente da casa

• Lavanda para armários de roupas femininas e bebês. A lavanda  tem várias propriedades medicinais, mas também tem perfume agradável, é bactericida e fungicida. Como erva aromática também é repelente de insetos, principalmente traças de roupas, que se alojam entre as gavetas e comem tecido e papel. O capim-limão tem a mesma propriedade.

• Cedro para armários de roupas masculinas - madeiras como o cedro dão excelente saches. Basta um pedaço da madeira ou sua serragem, colocar em saquinhos de tecido poroso, espalhar pelas gavetas ou pendurar em armários.

• Armários de roupa de cama, mesa e banho - lavanda e capim-limão.

• Armário ou prateleira de livros: o uso de folhas de louro amarradas ou mesmo um pedaço de ramo com folhas ajuda a manter seus livros livre das traças.

• Armários e gavetas da cozinha: usar ervas ou condimentos aromáticos normalmente usados na culinária, tais como folhas de louro, cravo-da-índia e canela em pau e pimenta do reino.

Se na sua despensa aparecer um pacote de alimentos com traça de grãos, descarte-o imediatamente e verifique os demais para ver se não houve infestação. Limpe bem o local, verificando se não ficou nenhum inseto escondidinho nas frestas dos armários ou paredes.

Neste livro o autor explica detalhadamente o uso das ervas medicinais e cita seis ervas para ajudar no combate às traças: http://files.marcosmartini.webnode.com.br/200000897-b8c33b9bd1/E-book-ervas-medicinais.pdf
files.marcosmartini.webnode.com.br/.../E-book-ervas-medicinais.pdf

12 comentários:

  1. Ótimas dicas.
    Ainda não apareceram por aqui, mas vou providenciar vários galhinhos de louro e colocá-los nas prateleiras da biblioteca, morro de medo de perder os meus livros.
    Tenha uma ótima semana.
    Beijos
    Jack
    www.meucantinhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ótima dica vou ter que fazer pois na minha casa tem um pouquinho de umidade e algumas traças.
    http://cantinhodatayrine2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. muito boa dica , estava mesmo precisando ,não sabia mais oque fazer para acabar com elas,bjs e bençãos Déia.

    ResponderExcluir
  4. Ro!
    Nem fale, traça é um bichinho chato de ter, principalmente nos guarda roupas. Aqui uso os saches e 1 vez por mes tiro tudo para tomar sol. As dicas foram importantes.

    Receber sua visita no blog trouxe ainda mais alegria ao meu dia, muito obrigada! Volte quando quiser.
    Uma semana carregada de felicidade e amor!
    Blogueiras Unidas 1275!

    Luz , paz e amor no coração!
    Cheirinhos
    Rudy
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  5. Bacana demais! Aqui tem mta daquelas de parede... a primeira coisa que me encantou nesse apê é uma coisa q hoje tenho pavor: paredes de tijolinhos! Acumula poeira e dá traça! É terrível!!! E até dá pra arrumar, mas é apê alugado... o cara vai querer dividir os custos, como a maior parte das coisas por aqui... afe...

    ResponderExcluir
  6. Muito boas as dicas.Valeu!

    Fiz sua receita dos filezinhos de frango, que vc fez em um fim de semana... Temperou,grelhou e desfiou...meu filho amou! Parabéns...bj

    ResponderExcluir
  7. Aqui em casa eu uso folhas de louro nas gavetas e armários da cozinha e cravos nos demais armários da casa. Estas duas estão comprovadas e aprovadas em casa.

    ResponderExcluir
  8. Que benção, Ro. Um festival de dicas excelentes sobre as traças num único post. E eu estava mesmo precisando dessas informações e iria pesquisar a respeito.
    Estas dicas eu certamente irei compartilhar. Muito boas!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Obrigada.
    As dicas foram valiosas. Já não sabia o que fazer com as traças.

    Vanildes

    ResponderExcluir
  10. otimas ideias, tbm vi que dá para colocar os saquinhos de cha de capim limão nos armarios de roupas que resolve..


    bjks
    www.ovelhacorderosa.com.br.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Sua opinião é muito importante! RoArchela

Voltar ao topo