21 de março de 2013

10 produtos para limpeza de azulejos

Dê adeus aos azulejos engordurados, com manchas de mofo, encardidos, sujos e opacos.

Eu colocaria um vidro transparente para isolar o móvel da umidade

Nada como ver tudo brilhando e com aspecto limpo e saudável. Mesmo que a casa seja antiga, alugada ou emprestada é importante que a manutenção seja feita com frequência.

Hoje eu trouxe uma lista de 10 produtos para essa limpeza. Veja o que você tem em casa e simplesmente faça. Limpe uma parte de cada vez, sem exageros e aos poucos você verá a diferença.

1. Água sanitária 
Aplique água sanitária pura com um pincel nos pontos que apresentam mofo. Deixe descansar por 10 minutos. Esfregue,  enxágue e seque. Utilize luvas e máscara e trabalhe com portas e janelas abertas.

2.Álcool 
Passe um pano com álcool para manter o brilho e afugentar insetos.

3. Amido
Azulejos brancos podem ser enxaguados com uma mistura de uma colher de amido de milho para cada litro água. O aspecto será de muito brilho e renovação dos rejuntes. Porém, apesar do visual lindo, a durabilidade é pequena.

4.Bicarbonato de sódio
Faça uma pasta de bicarbonato de sódio com gotas de água e aplique nos locais que apresentam mofo. Deixe descansar por alguns minutos e depois, use uma escova ou pincel para esfregar. Enxágue e seque.

5. Detergente
Esfregue todo o azulejo com detergente. Ele é excelente para remover a gordura e limpar a parte externa do rejunte. Utilize nos azulejos do box do banheiro e na cozinha.

6. Removedor
Passe um pano com removedor nos azulejos para limpar e dar brilho. É bom para afastar insetos.

7. Vinagre branco
Aplique vinagre diretamente sobre as manchas do rejunte e deixe descansar por 20 minutos. Esfregue com escova macia, enxágue e seque.

8. Água, vinagre e detergente
Misture duas partes de água, uma de vinagre e algumas gotas de detergente. Utilize em um borrifador como limpador multiuso. Aplique com uma esponja e seque com pano limpo.

9. Suco de limão e bicarbonato de sódio
Misture o suco de um limão com bicarbonato de sódio e faça uma massinha espessa. Esfregue os azulejos e rejuntes e deixe atuar por alguns minutos. Retire com um pano úmido. Renove a aplicação se necessário.

10. Limpador multiuso
Utilize um limpador multiuso da marca de sua preferência e siga as orientações do rótulo. 

11. Sapólio
Esfregue os pontos de mofo com sapólio cremoso ou faça uma pasta com água com sapólio em pó. Enxague e pronto.

12. Cloro em gel
Produto mais espesso que a água sanitária e pode ser aplicado puro nos pontos de mofo do rejunte.

9 comentários:

Marcia Gullo disse...

Querida tenho uma duvida. tive uma empregada que manchou todo o meu box de vidro.... ela usava sabão em pó e não tirava direito, ficou com as marcas das gotas... voce conhece algo que tire isso???? que deixe o box transparente novamente?
Um beijo querida e inté.

Blog da Gullo

Ro Archela disse...

Tenta passar bombril seco no vidro seco. Sai todas as marcas de gotas.

Claudia Novelli disse...

Adorei as dicas Ro, obrigada!

Telma Maciel disse...

Ótimas dicas! O mais legal é que a maior parte sempre temos em casa e é de baixo custo! Gostei!
BJks

Coisas de Tássia disse...

Ótimas dicas, mas aqui em casa prevalece a boa e velha água sanitária!

Bjos

Hélida disse...

Rô, estou sorteando um exemplar do Manual de Casa lá no blog: http://www.organizando.org/2013/03/sorteio-do-livro-manual-de-casa.html

Beijo!

Yolanda Hollaender disse...

Vim prestigiar sue blogue, Rô.
Uso vinagre pra quase tudo. Na pia, é um antibactericida muito bom e, após o banho, borrifar no box ajuda a eliminar o bolor por causa do vapor da água.
Seu espaço traz muitas dicas boas.
Meu cordial abraço,
Yolanda
http://wwww.yorganiza.com.br

Danielle disse...

Faltou uma coisa na limpeza dos azulejos ...os rejuntes... Rejuntes aqui em casa são um problema! Compramos a casa pronta, e o rejunte é cinza claro, não preciso dizer q a pouco tempo atras estava marrom.Mas por um acaso descobri algo q deixa eles como novos!!!! PINHO SOL puro. Mas tem q ser o de verdade. com aquele cheiro de banheiro:X Só colocar no rejunte aguardar e passar vassoura bem macia , sai com uma facilidade! Eu aqui comprei 2 litros e joguei por todo o chão espalhei , esperei e depois fui esfregando ... Hoje estão cinza claro novamente! ja havia tentando de tudo!!!!

(ainda tem o livro para venda!)??

Milena disse...

Eu uso para limpar vaso sanitário, piso, rejunte, enfim, a casa toda (o piso é de cerâmica) o Azulim. Nãop sei se tem na região de vocês. A embalagem é de plástico azul. Muito bom. Não pode usar cloro junto com ele porque você vai ficar intoxicada rsrsrs. No máximo sabão em pó. Adoro e fica limpinho.

Voltar ao topo