12 de dezembro de 2013

Casa arrumada é uma casa organizada?

Minha experiência com empregada doméstica ao longo do tempo, demonstrou que a expectativa de ter a casa linda igual a capa de revista é muito frustante.



Quando temos uma empregada em casa, pensamos em encontrar tudo limpo, organizado, a casa perfumada e cada coisa em seu devido lugar, não é mesmo? Isto pode acontecer ou não, tudo depende da dona da casa e não delas!

Elas nunca vão saber o que se espera delas se a gente não for clara, não der exemplos claros do que se quer. Se ela chegou em casa, encontrou tudo desorganizado, sem lugar certo para cada coisa, como vai arrumar,limpar e organizar?

Antes de exigir como se quer é importante saber fazer, dizia minha mãe, foi por isso que ela me ensinou alguns segredos importantes como a diferença entre arrumar, limpar e organizar.

Refletindo um pouco sobre isso, proponho os seguintes passos para ter uma casa limpa e organizada

1. Arrumação
A arrumação deve ser feita todos os dias e envolve uma rotina para que a casa esteja bem agradável . Se não fizer aparece logo!

Para mim, estes são os itens básicos da arrumação:
Cozinha: pia limpa, louça guardada e fogão limpo, sem panelas, nada no chão, lixeiras limpas, panos de prato e de mão limpos e visíveis
Sala: almofadas organizadas, tapete, mesa com vaso, nada espalhado pelo chão

Banheiro: toalha, pia seca, piso seco, sabonete, papel higiênico, pasta de dente, cotonetes, sem lixo
Quarto: cama arrumada, roupas e calçados guardados
Lavanderia: roupas sujas acomodadas em cestos, lixo no lixo, material de limpeza guardado, vassouras e outros acessórios guardados.

2. Limpeza
Envolve a limpeza de cada objeto exposto ou guardado. Todos os espaços: paredes, piso e teto, parte interna dos armários; roupas de cama, mesa e banho, roupas pessoais, calçados e bolsas. Tudo precisa ser limpo e revisado periodicamente. Cada um possui uma forma específica e utiliza material ou produto específico.

3. Organização
Para organizar é preciso seguir algum critério de categorização observando diversas variáveis como freqüência de uso, tamanho, cor, tipo, utilidade e funcionalidade. Cada coisa precisa ter seu lugar específico, por isso a organização é feita aos poucos, devagar, mas, constantemente.

O resultado ao longo do tempo?
Casa limpa, arrumada, cheirosa, agradável, organizada e linda!
Para mim, casa arrumada não é sinônimo de casa organizada e o contrário também é verdadeiro. Uma casa organizada pode não estar visualmente arrumada para todas as pessoas e nem pronta para ser capa de revista.

Quer organizar sua casa?
A Agenda de Casa 2014 pode ajudar!
http://www.agendadecasa.com/2013/11/agenda-de-casa-2014.html
O que você acha? 

Foto 

17 comentários:

Pepa disse...

srsr, verdade... minha mãe me ensinou assim também e hoje modéstia á parte sou uma excelente "dona de casa" e me orgulho de saber fazer de tudo !!!rsrs

Ás vezes as pessoas vem aqui em casa e acham que fiquei me matando para estar tudo organizado, mas é uma rotina... e todo dia está organizada 1!!

Bjus 1000 querida

Patricia M. Silva disse...

Por muito que eu gostasse de chegar a casa e ter tudo arrumado, prefiro ser eu a fazê-lo. Eu adoro limpar o pó por exemplo. É uma tara minha, mas desde pequena que sou assim.
Já cozinhar, dispenso mesmo...
Bjs

Mariana disse...

É verdade isso, minha casa por exemplo está sempre limpa mas nunca organizada, tudo está dentro do armário, mas achar alguma coisa la dentro é um desafio! rsrs... Enfim, você tem razão, vou trabalhar mais nisso, rs... Beijos!

Andréa Cabral de Oliveira disse...

Olá querida,
Concordo com tudo.
Se não sabes fazer, não saberás exigir.
Li em algum lugar que cada objeto tem que ter sua casinha..., ou seja se organizarmos cada coisa em seu lugar(claro que depois de usar voltar para a casinha)já ficara bem melhor.
Sempre gostei muito de ser dona de casa, apesar de ter começado a trabalhar fora os 17 anos(hoje não mais). Ainda fico chocada quando alguém pergunta: ela não faz nada, e só dona de casa? Como se ser dona de casa não desse trabalho.
Uma casa limpa e organizada e uma tarefa bem puxada.
Adoro suas dicas, parabéns pelo seu blog.
Beijo grande e bom feriado.
Andréa Cabral

Josy disse...

É uma luta diária tentar manter a casa arrumada. Tem hora que dá vontade de deixar tudo para lá, é muita coisa para se pensar também. Paciência é a palavra, porque se não estressa ver tanta coisa fora do lugar.
Mas vamos em frente!!

Beijos e um ótimo feriado!

HSS disse...

Concordo plenamente, nem sempre a arrumação equivale a organização.
Espero me organizar mais com a minha agenda, aguardando todas as dicas kkkkk
Bjs

HSS disse...

Concordo plenamente, nem sempre a arrumação equivale a organização.
Espero me organizar mais com a minha agenda, aguardando todas as dicas kkkkk
Bjs

Ridjo! disse...

Rô, adorei esse post. Sempre é bom relembrar esses passos necessários para ter um lar aconchegante, embora a gente os conheça profundamente, a rotina em fazê-los nos faz esquecer, é bom separar os alhos dos bugalhos. Porque é tudo uma questão de rotina, difícil a princípio, mas com a prática se torna automática, então rever é bom.

Beijoca, linda e ótimo feriadão.

Meire

Adriana Santos disse...

Oi Rõ adorei seu post,manter uma casa limpa e organizada pra mim é uma luta diária pois tenho 4 crianças que adoram correr e brincar pela casa o dia todo obrigada pelas dicas bjs linda Deus te abençoe!!

Dri

Adriana Santos disse...

Oi Rõ adorei seu post,manter uma casa limpa e organizada pra mim é uma luta diária pois tenho 4 crianças que adoram correr e brincar pela casa o dia todo obrigada pelas dicas bjs linda Deus te abençoe!!

Dri

Edna Catharina Campos disse...

Vc tem razão. Precisamos organizar a casa primeira para mantê-la arrumada. Parabéns pelo blog pois contem informações importantes para nosso dia a dia. Gostaria que aceitasse o convite para conhecer o meu blog babuchydecor.blogspot.com. E se quiser me seguir serás sempre bem vinda. Bjks Catharina

Amélia Calórica disse...

Rô bate bem no que está acontecendo em minha casa casa arrumada em pouco tempo e concordo contigo em tudo que vc falou sobre empregada, e saber fazer é o grande segredo não ficamos assim em suas mãos não é adorei seu post e saiba tb adoro seu blog. Txau Dani

Andrea Guim disse...

Oi,Ro!
Vim convidar pro SORTEIO de novembro
no Andrea Guim Blog.
Serão 2 moleskins + 2 surpresas da Loja Chá das Cinco!
Bora lá participar!!!
Beijins,
Andrea

Anônimo disse...

Oi, gosto muito do seu blog!!
Mas, vc está fazendo propaganda de vidente.
Abraço

Neidinha Carvalho disse...

Tudo certinho exatamente como eu queria que fosse, mas com minha rotina fica difícil, e a grana esta curta para manter uma empregada, então vou me virando tentando manter a casa limpa, arrumada e organizada... com ajuda de suas postagens, garanto que sem elas seria quase impossível....Obrigadão pelas dicas e esclarecimentos sempre valiosos ... beijos

Cintia Nunes disse...

Trabalho o dia inteiro fora só estou em casa à noite e aos finais de semana,não tenho empregada e tenho que me virar sozinha pra dar conta de filhos,marido e casa. Pode me dar umas dicas para que sobre um tempinho pra mim? Obrigada!!!

Paula RB. disse...

Cara Rô, certíssima em tudo do post. Casa arrumada esta intrinsecamente ligada à arrumação e conservação diárias.
Sem esse entendimento, a casa fica desorganizada e a sensação de frustração será sempre.
beijo grande.

Voltar ao topo