Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

25 de abril de 2012

Anti procrastinação

Geralmente, quem procrastina prioriza coisas menos importantes em vez de direcionar suas ações para aquilo que seria mais necessário realizar. A pessoa coloca diversas tarefas menores na frente e deixa o importante para fazer depois






Atitudes para evitar adiamentos  (anti procrastinação)
  1. Identifique os motivos - Exercite o autoconhecimento e tente perceber as atitudes que você costuma adotar quando adia alguma tarefa. Pergunte-se sempre: “Porque é importante fazer isso agora? Porque deixar de fazer aquilo? Porque estou evitando resolver esse problema?”. Encare a realidade – Enfrente as situações do dia-a-dia como elas de fato se apresentam.
  2. Calcule o Tempo - Tente não superestimar ou subestimar o tempo necessário para a realização das tarefas. Procure organizar sua agenda de modo que tenha tempo suficiente para fazer aquilo de que precisa.
  3. Analise o ambiente – Verifique se você não está adiando as tarefas por causa das condições do ambiente em que está. Em um escritório, por exemplo, a luminosidade inadequada e o nível de ruído podem contribuir para a perda de concentração e, conseqüentemente, para a procrastinação. Isso vale também para as atividades que você tem de fazer em casa.
  4. Permita-se errar – As vezes é até necessário para o amadurecimento
  5. Aja no lugar de pensar -  Faça, simplesmente, faça o melhor.
  6. Aperfeiçoe-se – Atualize-se por meio de cursos e leituras.
  7. Ajuste seu relógio biológico – Procure saber em que período do dia você é mais produtivo, aquele em que está menos cansado e mais disposto a realizar suas atividades.
Mais do que uma questão de não administrar bem o tempo, o ato de procrastinar faz a pessoa viver a ilusão de que, adiando, tudo será solucionado como num passe de mágica. O adiamento pode proporcionar um alívio temporário, uma sensação de tranqüilidade, porque a pessoa crê que tudo vai dar certo no final.

As conseqüências que esse hábito traz podem ir além do nível prático, como chegar atrasado a uma festa porque a compra do presente ficou para o último minuto. Além de ser obrigada a arcar com as conseqüências de compromissos perdidos ou de tarefas malfeitas, a pessoa que deixa tudo para depois pode ter problemas físicos e mentais.

O sentimento de culpa é um dos que mais atingem essas pessoas. E o pior é que elas sentem culpa não pelo que fizeram, mas pelo que deixaram de fazer. Isso acaba gerando muito desgaste. Às vezes o indivíduo apresenta um quadro sério de stress, sente-se ansioso, o que pode gerar dores de cabeça, aumento na pressão arterial e problemas de estômago.

As pessoas que procrastinam sofrem com mudanças no seu comportamento psíquico, mas, muitas vezes, não percebem essas alterações, como conseqüência, a saúde física acaba sendo abalada. Tendem a ficar ansiosos quando percebe que não vai conseguir realizar aquilo a que se propôs, e podem chegar a um comportamento depressivo.

5 comentários:

  1. Nossa Ro,

    Me identifiquei. Acho que sofro de procrastinação (que palavra mais feia) e fiquei chocada com as consequencias disso...não chego ao extremo mas com certaza procrastino muitas coisas...talvez saja hora de refletir...

    ResponderExcluir
  2. Nossa...Eu nem sabia da existência dessa palavra e muito menos esse tipo de sintomas,que passa despercebido em nossas atitudes..Agora em diante vou me analisar para descobrir quais os fatores que estou errando em relação a" anti procrastinação"Adorei saber..super postagem,bjos !

    ResponderExcluir
  3. Acho que a minha garagem está me provocando todos esses sintomas.
    Essa semana doei montes de coisas, mas ainda há muito mais. Amanhã volto meu foco e irei ataca-la novamente rsrsrsrs
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Tb estou passando por esta situação...e já tinha percebido esta minha atitude, ms não estou conseguindo mudar...mais algua sugestão?
    abç

    ResponderExcluir
  5. Oi Roseli!

    Amei o seu espaço! E quero um livro seu, pode reservar, como se efetua o pagamento? Quando sai a publicação?

    Tenho um fds maravilhoso!

    Beijoooooooo

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Sua opinião é muito importante! RoArchela

Voltar ao topo