Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

16 de dezembro de 2010

Limpeza de panelas de Inox


Principais características

Para a utilização e conservação de panelas de inox é preciso alguns cuidados, especialmente quanto ao tempo de cozimento e a chama do gás.

O tempo de cozimento e o consumo de gás são menores nessas panelas.

Panela de inox com alimento grudado embaixo e amarelada, bem como alimentos amarelados no cozimento, são indícios de excesso de calor, ou seja, fogo muito alto durante muito tempo, após o cozimento.

A temperatura interna é mantida e o cozimento continua. Por isso, habitue-se a desligar a chama do fogo momentos antes do que considera o ponto final de cozimento. 

No preparo do arroz, por exemplo, se você tem o hábito de refogar e colocar água fervente, pode desligar a chama assim que a água estiver pela metade da panela. Após uns 15 minutos, seu arroz estará soltinho e cozido, sem água.  O molho, por exemplo, pode ter a chama desligada assim que começar a borbulhar. Desligue o fogo, tampe e saboreie um molho no ponto em 5 minutos.

As mesmas dicas valem para o uso do inox em fornos.

Devido à manutenção da temperatura e a melhor distribuição do calor, a panela de inox agrega também uma significativa economia de gás ou energia elétrica. Atenção redobrada para quem utiliza fogão e forno elétricos, porque o aquecimento se dá mais rápido ainda.

Limpeza e Cuidados


Na limpeza utilize apenas uma esponja macia e sabão neutro. Se o alimento grudou, não esfregue e não raspe, basta deixar a sua panela de molho por algum tempo com água morna e bicarbonato. Rapidamente, o alimento grudado se soltará.


Para evitar as manchinhas, basta lavar e secar com pano macio na sequência.


Se as panelas estão amareladas devido ao tempo de uso, basta usar uma das pastas de limpar inox do mercado e a panela ficará como nova. A Tramontina e a Brinox possuem produtos ótimos. O polimento com um pouco de bicarbonato de sódio em pó aplicado com esponja produz um ótimo efeito.
Esta pasta de limpeza para superfície de aço inox é um produto viscoso de cor branca, formulado a base de abrasivos, poliméricos micronizados, gorduras animais e vegetais. É indicada para o polimento de superfícies de aço inoxidável.  Utilizada para a remoção de manchas causadas por gorduras e água, em pias, panelas, chaleiras, baixelas, fogões, etc. O resultado da aplicação é uma superfície brilhante e espelhada.

Recomendações de uso

A base a ser polida deve estar limpa e seca. Aplique uma pequena quantidade de produto sobre a base. Com uma flanela de algodão limpa, espalhe de forma uniforme sobre a superfície. A eficácia do produto é notada quando a flanela começa a adquirir uma cor cinza, o que indica a camada de óxido sobre o inox foi removida. Para retirar o excesso ou resíduo de produto, lave com detergente e enxágue normalmente ou passe um pano seco. Não tóxico e não inflamável.

6 comentários:

  1. Ro amei as dicas,meu jogo esta um horror,vou colocar na agua com o bicarbonato,beijinhos e obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  2. Ro não tenho panelas de inox em casa mas meu pai e minha sócia estão vendo seu blog, só que não comentam, rsrsrs. Na casa de meus pais sei que têm esse tipo de panela. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Rô,

    Adorei a dica, não tenho panelas em inox, so algumas bandejas, e tigelas...mas mesmo assim, acabam feias mesmo.Aí, to sempre procurando o mais barato e pratico..kkk, achei nesses caminhoes que vendem produto de limpeza, tanto o limpador de inox de 500ml, quanto o de aluminio, que o de marca é o dobro do preço e faz o mesmo efeito...e fica show....bjs

    ResponderExcluir
  4. Adoro panelas de inox.Tenho umas há 19 anos que estão aguentando o "tranco" e continuam como novas.Com cuidado elas duram uma vida.
    Bj
    http://www.noticiasdecascais.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. O inox é bastante durável as placas de inox podem ser limpas com álcool para remover manchas.
    Dicas de electrodomésticos

    ResponderExcluir
  6. Amei a sua dica,
    confesso que não sabia o que fazer pra cuidar das minhas panelas inox já que resolvi me aderir a elas rsrs
    vlew msm
    bjus
    tina poeta

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Sua opinião é muito importante! RoArchela

Voltar ao topo